Carteira de Habilitacao Britanica / British Driving Licence

(English version at the end of the page)

full driving licence

Full driving licence (photo: DVLA website)

Pra voce que assim como eu, se mudou do Brasil pro Reino Unido aqui vai um post sobre o processo (e o teste) para tirar a carteira de motorista britanica (baseado na minha experiencia de 2012).

De acordo com o DVLA, o Brasileiro que possui CNH pode dirigir no Reino Unido por ate 12 meses da sua entrada no pais. Depois disso, eh preciso fazer os testes para adquirir a habilitacao britanica. Mesmo quem tem o PID (Permissao Internacional para Dirigir), que eh a carteira internacional tirada pelo Detran, nao pode continuar dirigindo com ela ao final do periodo de 12 meses. E outra coisa, como aqui no Reino Unido o seguro eh obrigatorio, quando se tem uma carteira de motorista internacional ou estrangeira, o seguro fica muito caro.

Bom, o primeiro passo eh aplicar para a carteira provisoria (provisional driving licence) que se faz pelo correio – tudo muito simples. A partir dai, voce tem 2 opcoes: ou ir direto fazer os testes (escrito, hazard perception – onde vc assiste uns clipes e tem que clicar o mouse toda vez que voce vir um perigo em potencial – e o teste pratico) ou fazer algumas aulas com um instrutor (o que eu recomendo, pois tem muito macete e muito principio bem diferente dos do Brasil).

provisional

Carteira provisoria (foto: DVLA website)

Atencao: Voce so pode fazer aulas com um instrutor quando ja tiver de posse da sua carteira provisoria.

As provas:

O primeiro passo eh agendar o teste teorico e hazard perception (faz-se os 2 no mesmo dia). Aconselho  comprar um livrinho do Highway Code que venha com CD ROM, pois pratiquei muito os simulados no computador.

highway code

Livrinho que me ajudou muito!

Uma vez que se tenha passado nas provas acima, eh a hora do temido e destemido teste pratico. Vou descrever aqui como aconteceu comigo:

Fui com meu instrutor ao centro de testes e permiti que ele me acompanhasse dentro do carro durante a prova (voce tem essa opcao. No meu caso eu achei melhor porque se eu nao passasse o Kevin poderia me ajudar numa prova futura).

O teste de visao: O examinador me pediu para ler a placa de um carro a uma certa distancia, ali no estacionamento mesmo do centro de testes. E soh.

Ao entrar no carro, tem a parte do show and tell, onde o examinador pede pra voce ou mostrar ou explicar 2 coisas sobre o funcionamento do carro (por isso indico fazer umas aulas com o instrutor antes, pois ele te da toda a dica, inclusive tudo escrito num papel).

Passado o show and tell, eh hora de comecar a prova pratica propriamente dita (pelo menos foi como aconteceu comigo):

Independent driving: o examinador explica que voce ira dirigir por 10 minutos sem nenhuma instrucao, apenas a que foi dada por ele antes – que no meu caso foi: siga em direcao a Romsey. O examinador pergunta se voce prefere que ele explique o que voce vai fazer (onde ele apenas fala: saindo daqui voce vira a direita, depois na rotatoria pega a segunda sainda, depois segue reto etc) ou se voce prefere ver um mapa.

Passado esses 10 minutos de silencio sepulcral durante o independent driving, o examinador comeca a te dar as instrucoes sobre o que fazer.

Ele me pediu pra fazer algumas paradas (pull over) e 2 manobras.

Ressalva: o instrutor da auto-escola vai te preparar para 5 manobras, dentre elas, 2 serao cobradas no dia do teste. As manobras sao: Parada de emergencia, baliza paralela (igual a do Brasil, bay parking (que eh como estacionar em vagas tipo de mercados e shoppings), 3 point turning (fazer um retorno ma propria rua) e reverse around a corner (que voce manobra de re em uma rua secundaria e volta pra rua de origem).

Se nao me engano, voce pode perder ate 15 pontos no teste, desde que as falhas sejam leves. Se cometer uma falta grave tera que refazer o teste.

driving test report

No final do teste voce recebe um relatorio com suas faltas

As dicas preciosas que meu instrutor me deu sao:

Lane discipline: onde voce tem que se policiar para ficar na sua faixa da rodovia, e se for mudar de faixa, tem que indicar e se certificar que nao vai fazer o motorista de tras frear.

Mirror, Signal, Manoeuvre: qualquer mudanca de direcao, essa eh a ordem a se seguir: Olhar no espelho, indicar e so depois mudar a direcao do carro. Parece obvio ne?

Como um amigo meu ingles fala: Eh um teste facil de se passar mas tambem facil de se reprovar rsrs

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Eu e meu certificado de aprovada em 2012 😉

English version:

Here’s a post if you, like me, moved from Brazil to the UK and would like to exchange your Brazilian CNH to the UK Full driving licence (post based on my experience in 2012).

According to the DVLA, Brazilians who have a CNH can drive in the UK up to 12 months of their arrival. After that, it’s mandatory to take the driving tests in order to get the UK licence. Even if you have PID (which is the international licence issued by the DETRAN) you cannot carry on driving after the 12-month period. In the UK, car insurance is not optional, so if you have a foreign licence you’ll pay an arm and a leg for yours.

Well, the first step is to apply for your provisional licence and it’s done at the post office – all very easy and simple. From then on, you have 2 options: take the tests straight away (theory, hazard perception – where you watch a few clips and have to click the mouse everytime you think there’s a potential hazard – and the practical test) or you can have a few driving lessons with a qualified instructor (recommended because there are a lot of tricks they teach you and heaps of different things).

Attention: One can only have lessons with a qualified instructor once they have their provisional licences.

The Tests:

The first step is to book the theory and hazard perception tests (both on the same day). I suggest you buy a Highway Code booklet with a CD ROM because I did loads of practice tests on the computer.

Once you’ve passed the tests above, it’s time for the daunting practical test. I’ll describe here what happened in my case:

I went to the test centre with my instructor and I allowed him to accompany me in the car during the test (this is optional. In my case I thought it was a good idea in case I didn’t pass so that Kevin could help me out in the future).

The eye test: The examiner asked me to read a car registration number form a distance at the test centre’s car park. And that was it.

As you get in the car, there’s the show and tell part, where the examiner asks you to either show or tell 2 things about how the car works (one of the reasons why I recommend a driving instructor because they can train you beforehand and they even give you a cheat sheet).

After the show and tell, it’s time to start the practical test (at least that’s what happened in my case in 2012):

Independent driving: the examiner explains that you will drive for 10 minutes without any guidance, just the instruction previously given – in my case it was: follow the signs to Romsey (town). The examiner also asks you if you prefer verbal instructions or to be shown a map.

After these endless 10 minutes of tense silence, the examiner starts to give you further instructions.

He asked me to pull over a few times and 2 manoeuvres.

Important note: Your driving instructor will prepare you for 5 manoeuvres of which 2 will be asked to be done on the day of your test. The manoeuvres are: emergency stop, parallel parking, bay parking, 3 point turning, and reverse around a corner (pictures in Portuguese text above)

If I’m not mistaken, you can have up to 15 faults as long as they’re minor ones. If you have a major fault you’ll have to retake the test.

The useful tips my instructor gave me are:

Lane discipline: where you have to make sure you stay in lane and indicate if you want to change lanes, without making the driver behind you brake too hard.

Mirror, Signal, Manoeuvre: every time you change directions, this is the order to be followed: check mirrors, indicate and then change directions. It’s kind of obvious, right?

As an English friend of mine says: It’s such and easy test to pass but also very easy to fail.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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About claudiarant

Brazilian-born, British citizen and married to a Brit. I moved to the UK in 2011 and I decided to share my experiences, curiosities, challenges here so I hope you enjoy your reading. I'm an Industrial Designer a Language Teacher and a keen cyclist ;) Nascida no Brasil, cidada Britanica e marido britanico. Me mudei para o Reino Unido em 2011 e decidi compartilhar aqui minhas experiencias, curiosidades e desafios entao espero que curtam a leitura. Sou desenhista industrial e professora de idiomas (Ingles e Portugues para estrangeiros) e ciclismo eh minha nova paixao. View all posts by claudiarant

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